
Momento Cultural
A VIDA É BELA
(Filme)
Gênero: Comédia dramática
Direção e Roteiro: Roberto Benigni eVincenzo Cerami
A Vida É Bela é um filme italiana de 1997, do gênero comédia dramática, o qual retrata sensivelmente a história do holocausto.O Holocausto foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. A história inicia-se em 1938, na região italiana da Toscânia, com a paixão do espirituoso judeu Guido pela italiana Dora. Durante cinco anos vivem felizes na companhia do seu filho Giosuè, até que as medidas de perseguição e detenção aos judeus serem implementadas na Itália. O governo de Hitler passou a perseguir e isolar os judeus em campos de concentração, onde eram forçados a viver e trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Os ocupantes dos campos viviam em condições insalubres, com péssima alimentação, sofrendo torturas e sendo utilizados como cobaias em experimentos científicos. Guido e Giosuè são capturados e assim deportados para um campo de concentração. Pai e filho ficam juntos e durante todo o tempo de prisão, Guido de forma engenhosa, convence o garoto de que estão num campo de férias a jogar um longo e emocionante jogo, onde quem marcasse 1000 pontos, levaria um tanque de verdade para casa. Na certeza de que a morte viria para ambos, Guido tenta não deixar que seu filho se aterrorize. Nesse tempo, Dora fica sabendo que tanto seu marido como seu filho estão no campo de concentração e resolve se entregar para ficar ao lado de ambos. Guido consegue transformar cada momento de humilhação, repressão e violência em hábeis situações do suposto jogo em que o garoto vai participando divertido. Próximo ao fim do longa, Guido morre para salvar o filho, que se reúne à mãe no dia da Libertação. Para Guido, a batalha tinha terminado, todavia salva seu filho, que era seu principal objetivo. No final, quando o exército americano chega para libertar os prisioneiros, vem acompanho de um tanque que surge, para a criança. O jogo foi concluído e o tanque era o seu prêmio prometido.
VERÔNICA
(Filmes)
Gênero: Ação e Drama
Criação e Produção: Maurício Farias e Bernardo Guilherme
O filme conta a história de Verônica, uma professora de uma escola pública no Rio de Janiero, que não tem mais paciência com as crianças. Fora do trabalho seus problemas são grandes, já que sua mãe aguarda na fila de um hospital público e seu ex-marido, o policial Paulo, insiste na voltado seu relacionamento. No filme é retratadoas condições em que os moradores das favelas estão sujeitos no seu dia a dia com os traficantes e a polícia corrupta, assim como as más condições da saúde e educação brasileira. Após um certo dia de aula, Verônica descobreque Leandro, um de seus alunos ainda aguarda sua mãe vir buscá-lo, e então, se oferece para cuidar dele. Porém, ninguém aparece. Exausta, Verônica decide levar o menino para casa dele que fica em uma favela. Ao chegar no local, descobre que os pais do garoto foram assassinados e este havia sido jurado de morte pelos traficantes do local.Com Leandro, a professora descobre um pendrive com dados que comprometem os traficantes e policiais. Sabendo do motivo do assassinato, Verônica foge com o garoto, na tentativa de salvar a vida dele. A convivência com o aluno a faz perceber seu lado materno, que não conhecia. No entanto, sem saber se pode confiar na polícia ou mesmo em seu ex-marido, ela precisa correr para que não seja tarde demais para garantir a sobrevivência.
BREAKING BAD
(Série de televisão)
Gênero: Drama
Criação e Produção: Vince Gilligan
A série composta por 5 temporadas, conta o drama de Walter White (Bryan Cranston), um professor de química do ensino secundário/médio no Novo México, na faixa dos 50 anos de idade, com um filho com paralisia cerebral e uma esposa grávida, surpreendido com a descoberta de um câncer de pulmão e com pequenas chances de sobrevivência. Devido o seu diagnóstico, ele procura um meio de conseguir dinheiro para a sua família antes da morte. Com seus conhecimentos da química e com o reencontro de um antigo aluno, Jesse Pinkman (Aaron Paul), pequeno traficante, começam a produzir metanfetamina, uma droga sintética. Diante disso, ele passa a levar uma vida com dupla identidade, se esquivando de diversas ameaças, entre elas, a de seu cunhado, que é um agente de Anti-drogas da região. O desencadear das cenas é surpreendente, é uma série que, sem sombra de dúvidas, consegue prender os seus espectadores e mostrar o quanto o ser humano é passível a mudanças no seu comportamento.
.
GONE GIRL
(Livro)
Gênero: Suspense
Autora: Gillian Flunn
Ano: 2012
Este livro mescla uma ironia fina e inteligente a um thriller arrebatador. É nesta atmosfera que a autora, uma das principais no gênero suspense, enfoca um tema com o qual seu leitor se identifica completamente, o da relação entre marido e mulher, especialmente nos dias de hoje. O objetivo de Gillian é provar ao leitor que nunca se sabe realmente o que se passa na essência de uma relação matrimonial. É como quando se está no meio de uma briga entre dois amigos queridos, é impossível discernir a quem se aliar e ser leal. Nesta história cabe a quem está testemunhando a alternância de pontos de vista, escolher em qual dos dois vai acreditar. A questão da autora é: o leitor sabe o que ocorre no interior de seu próprio relacionamento conjugal?
VIKINGS
(Série)
Gênero: Drama histórico
Autor: Michael Hirst
Ano: 2013
Produzida pelo The History Channel, Vikings é uma ótima pedida para quem curte a mitologia nórdica. Filmada na Irlanda, a série trás personagens inspirados em célebres nomes da cultura viking, como Ragnar Lothbrok e sua esposa Lagherta. Além disso, da-se destaque também para o contraste cultural entre os vikings e os povos saqueados, em especial o religioso.
A série conta a história do visionário e jovem guerreiro Ragnar Lothbrok que acredita ser descendente direto de Odin, e que anseia descobrir novas civilizações além dos mares. Com a ajuda de seu amigo artesão, Floki, eles criam um novo modelo de barcos que os permitem navegar tanto em rios quanto em mares. Com o sucesso de suas incursões Ragnar começa a se destacar como líder e aos poucos conquistar títulos. Além de planejar invasões e liderar seu povo, ele também tem de lidar com o ciúme de seu irmão, Rollo, e de seu amigo Floki que não aceita sua amizade com o monge Athelstan. Sem sombra de dúvidas essa série é um prato cheio para quem tem vontade de conhecer um pouco mais a cultura nórdica.
A SOMBRA DO VENTO
(Livro)
Gênero: Suspense
Autor: Carlos Ruiz Zafon
Ano: 2001
Que tal um livro que fala sobre outro livro? Genial não? Essa é a idéia do espanhol Carlos Ruiz Zafón em sua obra prima, A Sombra do Vento, na qual ele mostra o verdadeiro poder dos livros.
A história se passa em Barcelona, ano de 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos, triste por não lembrar mais do rosto de sua mãe, seu pai resolve levá-lo a um misterioso lugar, chamado de “O Cemitério dos Livros Esquecidos”. Chegando ao local, Daniel se depara com uma biblioteca gigantesca e misteriosa, desconhecida a maioria dos barceloneses, e seu pai o informa que ele poderia escolher apenas um exemplar diante das milhares de opções que ali se encontravam. Ele escolhe então “A sombra do Vento”, do também espanhol Julian Carax, porém publicado na França, o jovem fica tão fascinado pelo livro que o devora em uma noite e começa a pesquisar sobre o misterioso autor. Descobre então que um personagem misterioso estava disposto a apagar de vez o autor da historia queimando todos os seus livros já publicados. Intrigado com isso tudo, por seu exemplar poder ser o ultimo vivo do barcelonês, Daniel vai em buscas de respostas e percebe que não descobrir a verdade sobre Julian Carax cedo, todos que ele ama estarão em grande perigo.
NARCOS
(Série)
Gênero: Documentário; Drama
Autores: Chris Brancato; Doug Miro; Carlo Bernard
Ano: 2015
A trama gira em torno do traficante colombiano Pablo Escobar (Wagner Moura), retratando a história de ascensão dele de um criminoso comum para um dos homens mais perigosos, procurados e ricos do mundo.
Além do diretor José Padilha e dos atores Wagner Moura e André Mattos, há ainda um quarto brasileiro presente na produção: Rodrigo Amarante (banda Los Hermanos), intérprete da música de abertura. A série intercala os acontecimentos com cenas e fotos reais, o que dá um ar de documentário. Vale a pena conferir!
QUARTETO FANTÁSTICO
(Filme)
Gênero: Ação; Aventura; Fantasia
Direção e Produção: Josh Trank; Gregory Goodman; Simon Kinberg
Ano: 2015
Uma re-imaginação contemporânea da equipe de super-heróis original e mais longa da Marvel gira em torno de quatro jovens forasteiros que se tele transportam para um alternativo e perigoso universo, o que altera suas formas físicas de maneira chocante. Suas vidas são nitidamente afetadas abaladas. Assim, a equipe deve aprender a direcionar suas novas e assustadoras habilidades e trabalhar juntos para salvar a Terra de um ex-amigo que se tornou inimigo. Apesar de ser uma regravação, o filme apresenta particularidades não vistas nas outras versões. Boa pedida para os amantes de aventura e de super-heróis.







