
Engenharia Química UFCG
Dinâmica do Mercado de Trabalho e a Formação do Profissional em Engenharia
No dia 13 de fevereiro de 2017, o PET Engenharia Química realizou a palestra: "A Dinâmica do Mercado de Trabalho e a Formação do Profissional em Engenharia", proferida pelo Eng. Dr. Julio Inácio Holanda Tavares, no Centro de Extensão José Farias de Nóbrega, na UFCG. A divulgação da palestra ocorreu virtualmente e também através dos quadros de aviso, sendo a mesma aberta para toda comunidade acadêmica. O evento foi prestigiado por 105 pessoas dos mais diversos cursos de engenharia, estando presentes discentes da graduação e da pós-graduação, como também docentes.
A palestra teve o intuito de contribuir com a preparação profissional dos participantes, despertando-lhes o interesse e a atenção a partir das instruções direcionadas a busca de seleções de estágio e acerca do comportamento desejável nas mesmas. Além disso, foram debatidos os obstáculos presentes na dinâmica do atual cenário do mercado de trabalho para o engenheiro.
Para os mais curiosos, ao fim da palestra, abriu-se a oportunidade para que a plateia fizesse arguições ao palestrante, as quais foram esclarecidas. É desejável que mais eventos como esses sejam realizados na UFCG, possibilitando assim uma mescla de conhecimentos entre discentes, docentes e profissionais que atuam no mercado, estimulando os alunos na busca de conhecimento e incentivando boas praticas aos futuros profissionais do país.
Ítalo Meira e Nayane Brasil

Desafio Universitário Empreendedor – SEBRAE 2017
O Desafio Universitário Empreendedor é uma competição didática, que reúne, em torno de rankings, diversas atividades e jogos com o objetivo de difundir conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo entre os jovens universitários. Essa disputa nacional incentiva aos alunos universitários a desenvolver atitudes empreendedoras, tais como lançar uma inovação ou um serviço de ponta em algum mercado. Da etapa estadual na Paraíba, 360 estudantes se inscreveram e 36 foram pré-selecionados a participar de três dias de atividades, da sexta (17/03) ao domingo (19/03), dentre eles os alunos do curso de Engenharia Química da UFCG e ex-petianos do PET-EQ, Hiuquem Lopes e Josiele Batista.
De acordo com o Sebrae, no final de semana da competição, 32 competidores estiveram na semifinal estadual do Desafio, em Campina Grande, participando de jogos, workshops sobre modelos de negócio e dinâmica, de forma individual e em grupo, onde foram trabalhadas atitudes e habilidades empreendedoras. Da etapa estadual, os estudantes com melhor desempenho foram: Hiuquem Monteiro (UFCG), campus de Campina Grande, no Agreste, com 31,67 pontos; Samuel de Oliveira (IFPB) de Cajazeiras, no Sertão, com 29,83; Fábio Galdino (UFPB – campus João Pessoa), com 29,67 pontos; e Rafael Eleotério (FPB – João Pessoa), com 29,5. Conforme o estudante de Engenharia Química, Hiuquem Monteiro, "O desafio exige muito foco, atitude e persistência. Aprendi isto na edição do ano passado. Desde então procurei me capacitar para conseguir ser um finalista, porém o primeiro lugar foi inesperado". A final nacional ocorrerá em Brasília, nos dias 7 a 12 de Abril de 2017.
Para mais informações, acesse a matéria: http://www.pb.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/PB/paraibanos-vao-disputar-competicao-nacional-sobre-empreendedorismo,8059dfdafccea510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Caroline Vasconcelos

Alunos e ex-petianos do curso de Engenharia Química - UFCG, Hiuquem Monteiro e Josiele Batista.
Inauguração da Empresa Júnior TEQInova
No dia 15 de março de 2017, realizou-se a posse da TEQInova, empresa formada por estudantes de Engenharia Química da UFCG, visando atender a problemas de engenharia em Campina Grande e região. O evento foi realizado no auditório do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e contou com a presença de professores do departamento e da representante da Confederação das Empresas Júniores, Ana Luiza.
A TEQInova foi criada de modo a oferecer um serviço de qualidade a micro e pequenos empresários, num preço acessível. Assim, as empresas recebem o serviço de consultoria que necessitam e os alunos têm a oportunidade de engrandecer seu conhecimento na área e vivenciar na prática o que vêm estudando no curso. "Por meio de uma avaliação sobre o funcionamento da empresa e uma pesquisa de mercado sobre o que o consumidor espera, a TEQInova pode propor soluções e métodos que melhorem a posição da sua empresa no seu ramo de atuação. O controle de qualidade busca ir além de uma procura por defeitos, pois visa aperfeiçoar a dinâmica dentro da empresa e a satisfação dos seus clientes e colaboradores" - Empresa TEQInova. Acompanhe as realizações da nova Empresa Júnior de Engenharia Química através do facebook ou do Instagram (@teqinova).
Júlio César
VIII Apresentação de Iniciação Científica da Unidade Acadêmica de Engenharia Química
Durante os dias 10, 11 e 12 de abril de 2017, ocorreu a VIII Apresentação de Iniciação Científica da Unidade Acadêmica de Engenharia Química. O evento contou com a participação de mais de 30 alunos bolsistas e não-bolsistas de vários programas de iniciação científica da Engenharia Química, como PIBIC, PIBIT, PIVIC e PET. Os alunos tiveram a oportunidade de expor os resultados parciais ou finais de seus projetos de pesquisa para uma banca de professores avaliadores. A apresentação foi aberta ao público e é uma forma de acompanhar e divulgar para a comunidade acadêmica o desenvolvimento dos trabalhos de iniciação científica realizados no departamento.
Alice Araújo

Integrantes da TEQInova e alguns professores do DEQ na posse da Empresa Júnior.
Uma patente depositada pelos professores Nilton Silva (Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG) e Rossino Ramos (Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – Peasa) foi apresentada no 21º Seminário Nordestino de Pecuária (PEC-Nordeste), em Fortaleza – CE. O projeto consiste em uma tecnologia para a Purificação e Pressurização de Biogás, que melhora a distribuição e o armazenamento de biogás em biodigestores de pequeno a médio porte.
“O sistema de purificação e compressão do biogás surgiu da necessidade de melhorar a distribuição do biogás produzido por biodigestores de pequeno porte. O qual foi projetado para atender a biodigestores com valor médio de biogás com equivalência de energia a 7 botijões GLP de 13 kg. Na intenção de ser um sistema 100% com energia renovável, o compressor de baixa potência é acionado por sistema fotovoltaico. O sistema é de baixo custo, faz o aproveitamento do resíduo gerado em uma propriedade rural, transformando em energia e biofertizante. Esses produtos gerados de um biodigetor, insere duas correções nas cadeias produtivas no semiárido: protege o desmatamento da caatinga e contribui para a reposição dos nutrientes do solo”, explica o professor Nilton Silva.
Durante o processo de pesquisa eles encontraram algumas dificuldades, como fazer com que as pessoas abraçassem a ideia, entretanto com a ajuda do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido-PEASA/UFCG, esta sendo possível contornar esta dificuldade. Hoje possui 1 unidade em funcionamento e outras 4 em fase de construção.
Incentivadores do projeto: UFCG, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC), Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), organizações comunitárias, Sebrae e Incubadora de Agronegócios das Cooperativas.
“Atualmente existe uma empresa do Ceará interessada em adquirir a tecnologia”, comentou o professor Nilton.
Cláudia Silva e Letycia Walléria
Tecnologia com Patente Depositada por Pesquisadores da UFCG é Apresentada no PEC-NORDESTE
Visita Técnica - Braskem
A empresa júnior TEQInova realizou no dia 24 de julho de 2017 (segunda-feira) uma Visita Técnica a Braskem, empresa brasileira que se destaca na produção de biopolímeros e resinas termoplásticas, visando proporcionar a 32 graduandos de Engenharia Química, da UFCG, a oportunidade de conhecer uma das maiores empresas do mercado. A visita ocorreu na cidade de Maceió, por questão de logística o grupo foi subdivido em dois, e assim um visitou a unidade de PVC e o outro a de Cloro soda.
As 32 vagas disponíveis, foram distribuídas por ordem de preferência, sendo 15 destinadas para o período de 2013.1 e concluintes, 10 para 2014.1 e as outras para os demais anos. O grupo foi acompanhado pelo professor doutor João Teotônio Manzi Monteiro de Araújo, da UAEQ. No primeiro momento, os alunos conheceram a empresa, seguida de uma explicação teórica do funcionamento da respectiva unidade, finalizando com o tour pela planta conhecendo cada operação unitária e seu funcionamento. Assim os alunos puderam conhecer um pouco sobre o que ocorre dentro de uma indústria e como um Engenheiro Químico pode estar atuando.
Nayane Brasil.



Professores Rossino Ramos e Nilton Silva respectivamente.
Alunos que foram visitar a unidade de Cloro e Soda na Braskem.
Alunos que foram visitar a unidade de PVC na Braskem.
Defesas de Estágios e TCC da UAEQ
Nas duas últimas semanas de agosto e no decorrer do mês de setembro foram realizadas as defesas de Estágio e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ). Os alunos concluintes puderam, neste período, expor os resultados e vivências obtidos em seus trabalhos, sendo avaliados por uma banca de professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), constituída pelo orientador e outros dois professores convidados.
Nessa ocasião, os petianos Cláudia Bezerra Silva e Jonas Santana Albuquerque, apresentaram seus trabalhos de TCC e Estágio, respectivamente. Em relação a cada temática, segue abaixo um breve resumo dos mesmos.
Petiana: Claúdia Bezerra Silva
Orientador: Severino Rodrigues de Farias Neto.
Estudo da influência dos parâmetros operacionais em um evaporador múltiplo efeito sobre a economia de vapor.
A evaporação é uma operação unitária de grande aplicação industrial, que consiste na ebulição da água de uma solução diluída até que se atinja uma concentração desejada, para isso, se utiliza vapor para trocar calor com a solução. O gasto energético envolvido no processo de evaporação está ligado diretamente à quantidade de vapor utilizado, por esse motivo, na maioria das aplicações industriais faz-se uso de um sistema de evaporadores múltiplo efeito, que consiste na utilização de dois ou mais evaporadores, onde o vapor gerado no primeiro é reaproveitado como forma de aquecimento para o próximo, até o último efeito.
Petiano: Jonas Santana Albuquerque
Local de estágio: Laboratório e no Laboratório de Caracterização, Catálise e Biocombustível (LACCBIO).
Orientadora: Bianca Viana de Sousa
Aplicação de catalisadores CeO2-SBA-15 e ZrO2/CeO2-SBA-15 na reação de transesterificação do óleo de soja
A crescente preocupação com a emissão de gases poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis tem levado à busca por energias renováveis, dentre as quais se destaca a inserção do biodiesel, obtido principalmente a partir da reação de transesterificação de óleos vegetais ou gorduras, combinados com álcool e catalisador. Um suporte utilizado na reação de transesterificação é a peneira molecular SBA-15, que apresenta uma estrutura mesoporosa hexagonal com microporos interconectados, elevada estabilidade térmica e tamanho de poros uniformes. A adição de um óxido metálico, como o dióxido de cério (CeO2) e o dióxido de zircônia (ZrO2), no suporte, possibilita o aumento da atividade catalítica, melhorando o seu desempenho na reação de transesterificação.


Petiana Cláudia Silva, na sua defesa de TCC
Petiano Jonas Santana, na sua defesa de Estágio
ENADE
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, ENADE, é uma forma de avaliar e conceituar a instituição de ensino através do rendimento dos alunos de graduação no exame, o qual contém 35 questões objetivas das quais 8 são de conhecimentos gerais, e 5 discursiva, onde 2 são de formação geral e as demais são específicas. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A avaliação é trienal para cada área do conhecimento. As universidades e faculdades são avaliadas de 1 a 5, atualmente o curso de Engenharia Química da UFCG possui conceito 3.
Para os alunos que foram inscritos no ENADE, que tinham entre 60% a 100% do curso concluído, a coordenação junto com os professores, montaram um cronograma de aulas que aconteceram durante o mês de novembro das 18h as 20h, para que eles pudessem revisar os conteúdos já visto e tirarem todas suas dúvidas com relação a avaliação.
A prova foi aplicada no dia 26 de Novembro de 2017, os alunos de Engenharia Química da UFCG fizeram o exame na Unifacisa onde a Coordenação do Curso representado pelo professor Dr. Laércio Gomes de Oliveira juntamente com o Coordenador do PET Dr. André Luiz Fiquene de Brito estavam dando todo o apoio aos alunos com infra-estrutura montada para recepção dos alunos antes da realização do exame (armação de tenda com cadeiras, e água).
Letycia Walléria

