
Aconteceu no PET
I Olimpíada de Inovação da Paraíba
A I Olimpíada de Inovação da Paraíba foi uma ação conjunta das instituições públicas de ensino superior da Paraíba, e teve como objetivo estimular, reconhecer, apoiar e divulgar a criatividade e o empreendedorismo, na comunidade da UFCG, visando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão dentre as instituições públicas de ensino superior do Estado da Paraíba, e dessas com as demais instituições públicas ou privadas que estejam desenvolvendo ações inovadoras e empreendedoras com forte apelo social.
O evento foi realizado dentro da 13ª Feira de Tecnologia da Paraíba (FETECh), no Campus da Universidade Estadual da Paraíba, na Central de Aulas, em Campina Grande, de 28 a 31 de outubro de 2015. A petiana Caroline Fernandes foi premiada em 3º lugar na categoria ''Comunidade Acadêmica UFCG'' com o trabalho Catalisador Híbrido Micro-Mesoporoso desenvolvido no Laboratório de Caracterização, Catálise e Biocombústiveis (LACCBIO). A equipe é formada pela Prof.ª Dr.ª Bianca Viana de Sousa, André Miranda da Silva e Vitória de Andrade Freire.


I Olimpíada de Inovação da Paraíba - 28 a 31 de outubro de 2015.
Minicurso de Material de Limpeza 2015
Apresentações de TCC
O PET Engenharia Química realizou no dia 23 de setembro de 2015 o Minicurso de Material de Limpeza na Casa da Criança Dr. João Moura, localizada no Bairro São José na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade é realizada anualmente e tem como objetivo orientar a comunidade na produção de materiais de limpeza. O público alvo foram as mães das crianças que estudam na instituição.
A petiana Emylle iniciou o minicurso mostrando as medidas de segurança a serem tomadas e a economia que a produção doméstica traz na renda familiar. Em seguida, as participantes foram divididas em dois grupos e logo após iniciou-se a produção da água sanitária, amaciante, desinfetante e detergente. Em geral, a atividade foi bem sucedida e bastante proveitosa tanto para os petianos quanto para as mães presentes em razão da troca de conhecimentos entre os mesmos.




Minicurso de Material de Limpeza 2015 - Casa da Criança Dr. João Moura.
O grupo PET da Engenharia Química realizou nos dias 05, 12, 19 e 26 de maio a Atuação EQ, uma das atividades realizadas pelo grupo que visa um melhor entendimento das áreas de atuação do Engenheiro Químico no mercado de trabalho e nos centros de pesquisa da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande. A atividade procurou também esclarecer aos alunos que estão ingressando na universidade como seria sua atuação para um projeto de iniciação científica além de mostrar os laboratórios em que poderiam trabalhar e estudar a fundo a área escolhida. Foram ministradas 6 palestras, onde os temas abordados foram: Biotecnologia, Modelagem e Simulação, Biocombustíveis, Meio Ambiente, Catálise e Eletroquímica.
Os alunos se mostraram interessados durante as palestras ao fazerem perguntas e retirarem as dúvidas caso fossem seguir em determinada área. Os Petianos procuraram mostrar as principais importâncias de cada área e como seria sua atuação nas indústrias, que é algo preocupante para todos os alunos universitários.
O I Workshop Norte-Nordeste de CFD Aplicada à Engenharia e Ciências Correlatas (I WCFD) foi um evento de caráter científico e tecnológico, o qual reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores das engenharias e ciências correlatas, sendo pioneiro no Norte e Nordeste.
O evento aconteceu durante os dias 12, 13 e 14 de junho de 2015 no Centro de Convenções do Garden Hotel em Campina Grande-Paraíba e contou também com a participação de petianos e alunos da graduação, pós-graduação e professores do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande, que através da programação disponibilizada, participaram de palestras, mesas redondas, minicursos e tiveram a oportunidade de publicar e apresentar seus trabalhos científicos.
A meta do Workshop foi de tornar o ensino da dinâmica dos fluidos e simulação computacional uma ferramenta presente nos cursos de graduação alvo, no Nordeste, como tambémnos cursos técnicos, e assim, ser um elo de ligação com a indústria, de modo a viabilizar aplicações dos processos de simulação computacional do escoamento de fluidos.
O 59° Congresso Brasileiro de Cerâmica (CBC) ocorreu de 17 a 20 de Maio de 2015 em Barra dos Coqueiros – Sergipe. O CBC é o mais antigo e importante evento do setor cerâmico brasileiro, ocasião em que se reúnem representantes dos diversos setores envolvidos com o meio (Instituições de Ensino e Pesquisa, Indústrias fabricantes de Produtos Cerâmicos e Fornecedores de Matérias-Primas, Equipamentos e Insumos) para tomar ciência e discutirem os últimos avanços e acontecimentos da área . Em 2015, para a realização do congresso foi escolhida a região Nordeste, que tem apresentado um bom desenvolvimento na área de cerâmica e apelo turístico.
A programação do evento contou com a apresentação de trabalhos técnico-científicos, na qual houve a participação da petiana Josiele Batista e alunos da pós-graduação, André Miranda e Valdete Campos, do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande. Além disso, foram realizadas palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais, painéis onde são debatidos temas de interesse para a indústria cerâmica e minicursos e oficinas de cerâmica.
Foi realizado nos dias 13, 14 e 15 de Maio de 2015 o 1º Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (I CONEPETRO) e III Workshop de Engenharia de Petróleo (III WEPETRO) no Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel, em Campina Grande – Paraíba. O evento é fruto do I e II WEPETRO, executados em 2011 e 2013 pelo curso de Engenharia de Petróleo da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica (UAEM) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), promovendo o intercâmbio de informações e contribuindo para a divulgação da produção técnica e científica da área.
A programação do evento contou com palestras, minicursos, entrega de prêmios, presença de empresas e apresentação de trabalhos científicos, etapa da programação em que alguns dos petianos participaram com a publicação dos resultados de suas atividades de pesquisa, além da presença de outros alunos da graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Química, abordando as diversas áreas da Engenharia de Petróleo, tais como: exploração e produção, áreas correlatas que envolvem o processamento e transporte de óleo e gás natural, bem como as tecnologias para a produção e aprimoramento de Biocombustíveis.
O CONEPETRO consolidou-se como um evento inédito no país pela sua abordagem em Engenharia de Petróleo, referenciando-se em seu âmbito e proporcionando o acesso às novas informações, atualização de conhecimento e intercâmbio cultural entre os congressistas.
A Oficina de Relatórios ocorreu nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de Maio de 2015, sendo ministrada pelos petianos que compunham a equipe da atividade, além do auxílio de outros petianos designados como monitores das disciplinas de Laboratório de Química Geral e Laboratório de Química Analítica.
A atividade contou com a participação dos alunos matriculados nas 9 turmas das disciplinas anteriormente citadas e a apresentação foi realizada utilizando como recurso didático slides introdutórios, que continham a descrição das partes que compõem o relatório e instruções acerca dos principais pontos que regem as normas apresentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os slides estão disponibilizados no site do PET da Engenharia Química (disponível em: https://sites.google.com/site/petengquimicaufcg/atividades/ensino/oficinas-de-relatorios) para que todos possam ter oportunidade de ter acesso ao material e revisar o conteúdo transmitido durante a oficina, a fim de aplicá-lo em seus relatos.
Mesmo com as apresentações concluídas, os petianos se mantêm em ativa junto com os monitores das disciplinas, disponibilizando horários extras de atendimento para auxiliar os discentes na construção de seus primeiros relatórios e esclarecer eventuais dúvidas.
A Seleção do Programa de Educação Tutorial da Unidade Acadêmica de Engenharia Química ocorreu nos dias 25 e 26 de Junho de 2015. O edital do processo seletivo foi publicado em 15 de Junho de 2015 no site do PET (disponível em: https://sites.google.com/site/petengquimicaufcg/) contendo os objetivos da triagem, detalhes de como deveria ser realizada a inscrição por parte dos interessados, requisitos que os candidatos deveriam possuir, direitos e deveres do estudante bolsista, bem como a explicação minuciosa das etapas da seleção.
Como consta no edital, foram oferecidas 04 vagas no total, 02 vagas para alunos bolsistas (01 para a turma de 2013.1 e 01 para a turma de 2014.1) e 02 para alunos voluntários do programa. A seleção contou com 04 alunos com inscrições homologadas dentro das especificações exigidas, os quais participaram de todas as etapas da seleção, as quaiseram: uma prova de redação, cujo assunto sorteado foi“Água: aprenderemos com a atual crise hídrica?” a fim de avaliar o domínio do candidato em língua portuguesa e suas tecnologias, como também verificar o seu poder argumentativo; uma dinâmica em grupo, para observar o comportamento perante o trabalho em equipe e espírito de liderança e por último a entrevista (oral e escrita) com o propósito de julgar qual dos inscritos apesentava uma melhor postura e conduta perante os questionamentos.
A comissão de avaliação foi composta por: Prof.ª Dr.ª Bianca Viana de Sousa (Tutora do PET Engenharia Química), o Prof. Dr. AtonioTavernard Pereira (Professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química), a Prof.ª Dr.ª Regina Nascimento (Tutora do PET História), além dos alunos bolsistas do PET Engenharia Química: Cláudia Bezerra Silva, Emylle Laisa Santos Souza, Ítalo Barros Meira Ramos e Hiuquem Monteiro Lopes. Para a pontuação final foram adotados os seguintes critérios: Histórico Escolar (Peso 3,0), Prova de Redação (Peso 2,0), Dinâmica de Grupo (Peso 2,0) e Entrevista com a Comissão de Execução do PET (Peso 3,0).
O resultado final da seleção 2015.1 foi divulgado em 27 de Junho de 2015 no mesmo endereço digital já citado, os selecionados como alunos bolsistas foram: Arthur Cesar Alves (Turma de 2014.1; nota 9,2) e Yasmim de Medeiros Fonsêca (Turma de 2013.1; nota 8,6), já os aprovados como alunos voluntários foram: Hiego Cândido Silva Costa (Turma 2014.1; nota 8,7) e Jean Santos de Lima (Turma 2014.1; nota 8,7).

59° Congresso Brasileiro de Cerâmica
Aracaju - SE




Alunos da graduação e pós-graduação da UFCG
Campina Grande - PB





Petianos ministrando a oficina de Relatórios aos Feras 2015


Seleção do Programa de Educação Tutorial 2015
Seleção PET-EQ 2015
Oficina de Relatórios
I CONEPETRO E III WEPETRO
59° Congresso Brasileiro de Cerâmica
I Workshop Norte-Nordeste de CFD Aplicada à Engenharia e Ciências Correlatas
Petiano Hiuquem Lopes apresentando seu trabalho no IWCFD
As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Unidade Acadêmica de Engenharia Química referente ao período de 2015.1 foram realizadas durante o mês agosto. Dentre os alunos que participaram dois petianos do grupo PET – Engenharia Química, Emylle Laisa e Hiuquem Lopes fizeram as apresentações dos seus trabalhos.
A petiana Emylle Laisa Santos Souza apresentou, no dia 14 de agosto de 2015, o TCC intitulado “Aplicação do Catalisador Ce-MCM-41 na Reação de Transesterificação”. O trabalho foi desenvolvido no LACCBIO – Laboratório de Caracterização, Catálise e Biocombustível, sob a orientação da tutora Profa. Bianca Viana de Sousa, e teve como objetivo geral incorporar o cério na peneira molecular mesoporosa MCM-41, utilizando diferentes concentrações do metal, bem como avaliar o desempenho desse material como catalisador na síntese do biodiesel. A banca examinadora contou ainda com a presença dos professores José Jailson Nicácio Alves (UAEQ – UFCG) e Maria Roberta de Oliveira Pinto (UAQ – UEPB).
O petiano Hiuquem Monteiro Lopes apresentou, no dia 26 de agosto de 2015, o TCC intitulado “Estudos de Vazamentos de gases inflamáveis e formação de atmosferas explosivas para melhorias das técnicas de classificação de áreas via CFD“. O Trabalho foi desenvolvido no LENP – Laboratório de Experimentação Numérica de Processos, sob orientação do Prof.º Antônio Tavernard Pereira Neto, e teve como objetivo geral estimar a extensão de áreas classificadas relativas a processos envolvendo gases inflamáveis via fluidodinâmica computacional CFD. A banca examinadora contou ainda com a presença dos professores, Bianca Viana de Sousa (UAEQ – UFCG) e Severino Rodrigues de Farias Neto (UAEQ – UFCG).


Petiano Hiuquem Lopes e banca examidora do TCC
Petiana Emylle Laisa e banca examidora do TCC
Atuação EQ 2015




Atuação EQ 2015
05, 12, 19 e 26 de Maio de 2015
Minicurso MATLAB® 2015
O grupo PET Engenharia Química desempenhou nos dias 13, 14, 15, 16 e 17 de Abril o minicurso do Matlab. Este minicurso é realizado anualmente tendo como público alvo as turmas da disciplina de Métodos Numéricos. O principal objetivo é realizar uma breve revisão dos conceitos básicos lecionados na disciplina de Informática Aplicada e apresentar novas técnicas por meio de exemplos e aplicações que irão ser úteis, não só para o curso de Métodos Numéricos, mas também para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de modelagem e simulação. Para tanto, trabalhou-se a análise de dados, construção e utilização de funções iterativas e métodos numéricos específicos para simulação de processos.
Este ano o minicurso do Matlab contou com a participação de 40 alunos divididos em duas turmas. Os ministrantes foram os petianos Cláudia Bezerra e Filipe Chaves para a turma 1, Hiuquem Lopes e Suênia Fernandes para a turma 2. Os alunos demonstraram bastante interesse e o minicurso, em suma, proveitoso ao atender as expectativas.




Minicurso MATLAB® 2015
13, 14, 15, 16 e 17 de Abril de 2015
Oficina de Artigos Científicos 2015
A oficina de artigo científico é um atividade realizada pelo grupo PET Engenharia Química que objetiva orientar os discentes em processo inicial de integração com o meio cientifico e sem experiência com publicações em congressos ou em qualquer outro tipo de conferência, como os colóquios, simpósios e/ou workshop na descrição de um artigo, bem como as noções teóricas e metodológicas de pesquisa. Além disso, assuntos sobre patentes e indexação da CAPES e o processo de elaboração do curriculum lattes também são abordados durante a oficina.
No primeiro dia, abordou-se os conceitos dos principais tipos de artigos, sua importância e os principais meios de publicações existentes. Assuntos como classificação da capes e patenteamento também foram abordados. Já no segundo dia, o enfoque dado foi na elaboração do artigo completo atendendo todas as suas etapas, até a submissão e aprovação no Congresso ou Revista. Por fim, no terceiro dia, todas as etapas do processo de descrição do artigo cientifico foram exemplificadas e os discentes participantes tiveram a oportunidade de conhecer o WebQualis (site de busca de informações dos periódicos), o Science Direct (site de busca de artigos já existentes) e a plataforma lattes, onde puderam fazer seu curriculum lattes.
Esse ano, a oficina aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de Junho e contou com a colaboração do professor Dr. José Jailson Nicácio Alves que nos cedeu o laboratório o qual o mesmo coordena (Laboratório de Experimentação Numérica de Processos – LENP) para um dos dias em que a oficina foi ministrada.




Oficina de Artigos Científicos 2015
08, 09 e 10 de Junho de 2015
Semana do Fera 2015
O grupo PET da Engenharia Química realizou nos dias 07 e 10 de Abril a Semana do Fera, que é uma das atividades do grupo que busca recepcionar os discentes recém-ingressos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande, de modo que os mesmos possam conhecer a instituição e as oportunidades que poderão ser alcançadas. A atividade foi realizada em dois momentos: no primeiro momento, os petianos fizeram uma apresentação sobre o curso, mostrando não somente o que diz respeito as disciplinas ofertadas e áreas de estudo, mas também como funciona a universidade e os diversos programas de bolsas existentes. Posteriormente, foi realizado um momento de integração, onde aconteceu uma dinâmica de apresentação, seguida de brincadeiras e sorteios de brindes.
Amanda Gabriela, uma das novas alunas do curso afirmou que a atividade esclareceu muitas de suas dúvidas em relação a projetos de pesquisa e a bolsas disponibilizadas pela universidade, além de oportunizar uma maior interação entre os calouros e os veteranos.




Semana do Fera 2015
07 e 10 de Abril de 2015